O nosso Projeto

Uma Casa de Acolhimento Residencial Terapêutica

Todas as crianças merecem o melhor da vida mas para uma parte dos pequeninos deste país, ter um lar, ir à escola, fazer amigos ou apenas integrara sociedade não são direitos garantidos, a menos que estejam em lugarescomo a Casa da Criança de Tires.

São filhos de reclusas que foram acolhidos temporariamente na Casa da Criança, uma Instituição pioneira e única no nosso país, que se constitui como resposta às necessidades das mães reclusas e ao sistema prisional no qual estão integradas.

Num ambiente que se pretende familiar recebem regras, mimos e ferramentas de defesa para enfrentar um mundo que é tão mais fácil para outros meninos.

Tendo por base uma intervenção multidisciplinar a missão desta Casa tem sido reparar e reabilitar num ambiente acolhedor, terapêutico e securizante, onde a socialização, educação, formação e desenvolvimento das crianças andam de mãos dadas com uma intervenção realizada em meio prisional, munindo as mães reclusas de competências pessoais, sociais e parentais com o objetivo último de inverter a tendência destrutiva do seu percurso de vida, o ciclo da criminalidade, transformando-a em projetos de sucesso e de integração plena na sociedade civil.

Missão

A CCT é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que trabalha para promover e proteger os direitos de todas as crianças, filhas de reclusas e crianças vítimas de qualquer tipo de mau trato, com vista à sua recuperação física e psicológica, acautelando todas as condições para a sua proteção e promoção da sua segurança, saúde, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento. Através do acolhimento terapêutico, trabalhamos no sentido de resgatar o lado mais saudável das crianças e formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, tendo como premissa que “Para educar as crianças, é preciso amá-las.” – São Marcelino Champagnat.

Visão A CCT está comprometida com a missão de promover e proteger os direitos de todas as crianças. É nossa intenção promover uma transformação pessoal e social na vida de todas as crianças e famílias, em situação de vulnerabilidade social e na comunidade onde estamos inseridos, através de um espírito empreendedor, de presença, de solidariedade e de justiça, assumindo-nos como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Os nossos objectivos

a)      Promover a reintegração da criança na família, sempre que possível;

b)      Proporcionar às crianças a satisfação de todas as suas necessidades básicas em condições de vida tão aproximadas quanto possível às da estrutura familiar e a satisfação das necessidades específicas decorrentes do acolhimento em meio institucional;

c)      Proporcionar os meios que promovam a sua valorização pessoal, social, escolar e profissional;

d)     Avaliar a situação da criança, definindo o projecto de vida e elaborando o plano de intervenção individualizado que melhor corresponda ao seu superior interesse.

Áreas de intervenção 

Acolhimento terapêutico;

Intervenção Social e Familiar;

Acompanhamento Psicológico;

Acompanhamento Psicopedagógico;

Socialização das crianças residentes no Estabelecimento Prisional de Tires.

Os nossos projetos:

Projecto Oficina de Mães Programa que decorre no espaço do Estabelecimento Prisional de Tires que intenta a munir as mães de competências parentais e fomentar a co-responsabilização na construção de um projecto de vida dos seus filhos, atendendo ao conhecimento da sua personalidade, vivência pessoal e meios de socialização. A par das competências parentais também são trabalhadas as competências pessoais e sociais visando a não reincidência no crime.

Projeto "Famílias Amigas" Programa de acolhimento voluntário e gratuito de crianças da Casa da Criança de Tires, por famílias idóneas, durante períodos da manhã, tarde ou noite, fins-de-semana ou em período de férias visando a socialização das crianças e a promoção de estilos de vida saudáveis.

Projeto "Horta Pedagógica" Projeto com vista ao desenvolvimento de competências sociais e proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento salutar e harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo e psicomotor.

Entidades Parceiras Instituto de Segurança Social Câmara Municipal de Cascais Estabelecimento Prisional de Tires